Dois caminhos e uma unica escolha.
 
 
 
3- E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes,
4- Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus.
5- E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei.
6- E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias;
7- E o chefe dos eunucos lhes pós outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego.
8- E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
(Daniel 1:3-8).

 
Significado do Nome : Daniel - Daniyy'l (em hebraico) com significado - "Deus é Juiz"(Principe) ou "Deus é meu Juiz" (Príncipe).
 
Segundo a Bibia Sagrada, Daniel era membro da família real e vivia em meio a príncipes.Muitos estudiosos acreditam que era um dos descendentes do rei Ezequias (Is.39.5,8 - Dn 1.3).
 
No verso 4 - O rei solicitou ao chefe dos eunucos que trouxessem jovens sem defeitos e instruídos em toda sabedoria e entendidos no conhecimento. Portanto Daniel era um Jovem muito bem instruído e que sabedoria é essa que de sorte lhe pertencia, e o que de fato ensinaria ao reino?
 
E segundo a ordem do rei assim aconteceu. Daniel foi levado cativo a Babilónia ainda jovem contendo aproximadamente 16 anos juntamente com seus três amigos, Hananias, Misael e Azarias.
 
Portanto a adoração do povo Babilónio se voltava a outros deuses,diferentemente ao de Daniel e seus amigos. Sendo assim, não poderiam aceitar aqueles nomes cujos significados eram em adoração ao Deus vivo, o Deus de Israel.
Por isso lhe empregaram outros nomes com significados pertinente aos deuses babilonios.




Daniel ("Deus meu Juiz") passou a ser chamado:Beltessazar ("Que Bel proteja sua vida" ou "Príncipe de Bel") onde era um dos principais deuses Babilónios.

 Hananias ("Iahweh tem sido gracioso") - Passou a ser chamado: Sadraque ("Servo de Aku" o deus da lua Sin).

 Misael ("Semelhante a Deus") - Passou a ser chamado Mesaque ("Quem é igual a Aku").

 Azarias ("Quem Iahweh ajuda") - Passou a ser chamado Abede-nego, "Servo de Nebo".

Conseguimos perceber no Texto algumas artimanhas de Satanás:

1 ° Tentar roubar aquilo que é devido de Deus,a adoração então procura mudar sua essência, mas foi o Senhor que te escolheu desde de o ventre, assim como falou com Jeremias (Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
Jeremias 1:5) Aleluia. Não importa como lhe tratam ou pensam sobre você, mas sim como Deus realmente lhe vê.
Muitas vezes encontramos isso até no meio cristão, dentro das igrejas ou no meio de nossos familiares, onde prejulgam intitulando pessoas como: Aquele é fanático, aquele é um "safado", ali "vai um ladrão", olha lá "um mentiroso". Jesus disse : Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha (Mt 12:30).
Devemos tomar cuidado com essas sementes diabólicas. E santificar nossos lábios, somente para edificação.
Porém mesmo que o Diabo tente lhe rotular, Deus sabe de fato quem você é, e isso não será motivo para desistir do chamado de Deus. E Daniel com seus entenderam bem a isso.

No verso 5, foi determinado a porção diaria das iguarias do rei que Daniel e seus amigos haveriam de comer.
Uma coisa é, satanás apontar seus defeitos tentando lhe rotular, outra bem diferente é você aceitar aquilo que ele te der por alimento. (Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra João 4:34).
Porém isso Daniel não poderia aceitar, a comida do rei, pois sabia o que estava fundamentado em seu coração desde os ensinamentos de sua familia, ele tinha certeza do Deus a quem servia. Em provérbios 3.1 Diz: (Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos), assim Daniel o Fez, sabendo que o Senhor não divide a sua Glória com ninguém (Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura". Is.42:8).

No verso 8, a palavra diz que Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia.

Tentem imaginar esse banquete real. Com certeza era deslumbrante aos olhos, só de pensar certamente daria agua na boca, pois o rei não haveria de comer qualquer coisa ou beber qualquer tipo de vinho. Mas o Senhor nos ensiana em 1Jo 5:19 : Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. Daniel sendo de Deus não poderia se alimentar daquilo, então propôs em seu coração, assim viver naquele lugar sem se contaminar.
Muitas vezes adoramos ao Senhor com lindos canticos, até pregamos lindas menságens...Mas o que temos proposto em nossos corações ?  Temos nos contaminados com manjares que não provem de Deus?
No livro de Isaias o Senhor nos ensina dizendo ( Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído).
Há varias situações em que nos precupamos simplesmente com nossa imagem, o que pastor está vendo ou pensando, nosso amigo, irmãos, então escondemos o erro desses. Mas com toda certeza não o escondemos de Deus, na palavra está escrito que nada está oculto ao seus olhos.
Que tem que estar vendo, já esta vendo.

4 ° No verso 9, A palavra diz que Deus fez com que Daniel achasse Graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.

Não devemos nos preocupar com as consequencias em viver a verdade, pois o Senhor está no controle de tudo, e promoverá toda condição e saídas para te livrar das armadilhas do diábo. Por isso que muitas vezes imaginamos que se dissermos ou fizermos ...qual será a consequencia ? Mas se Deus mandou dizer ou fazer, ele mesmo prepará o caminho assim como foi com os profétas.

No vers 10, O chefe dos eunucos diz a Daniel que tem medo de seu senhor, o mesmo que determinou a porção de Daniel e seus amigos. Dizendo porquê veria os rostos de vocês mais tristes do que dos outros jovens da vossa idade?

Acho muito interessante, esse versículo. Pois aquele chefe dos eunucos não fazia ideia do poder de Deus, subestimando a Daniel e acreditando que ficaria fraco e triste se não se alimentasse da comida do rei, então seria notório a diferença de Daniel e seus amigos em relação aos outros jovens da vossa idade.

É isso que o Diabo tenta implatar na cabeça dos cristãos, fazendo com que acreditem que não possam viver sem as iguarias (coisas desse mundo), conduzindo há uma ilusão, um caminho sem volta. Se ele tentou a Jesus, quem dirá a nós?
E chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Mateus 4:3-4.

Temos que meditar na palavra dia e noite para repreender o tentador. E mais do que meditar, assim como Daniel Propôs em seu coração em não se contaminar com que é abominação aos olhos de Deus.

Daniel diz: Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber.

Não se intimide com seu inimigo, faça o que é da vontade do Pai. Peçam para provarem a Deus antes de prejulgarem.

7 ° Vers. 14 E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias.

Simplesmente plante a verdade o Senhor é quem dará o crescimento.

Vers. 15 E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.

Muitas vezes olhamos a prosperidade do nosso proximo, mas o Sonhor nos diz para não olharmos a prosperidade do impio pois não sabemos de onde Provém. E de fato será que estão tão felizes quanto demonstram?

Olha o que Diz Asafe:

Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração.
Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.
Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força.
Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens.
Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno.
Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar.
Salmos 73:1-7

* Conforme o tempo vai passando, então conseguiremos ver o fim daqueles que escolherão a porta larga o caminho facil.

Mas precisamos aceitar Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas. E para isso não poderemos nos contaminar com as coisas dessa vida. Jesus diz que a raiz de todo mau é o dinheiro, onde o mesmo é entitulado como um Demonio: Baal.
* O Senhor nos ensina que onde estiver o seu tesouro também estará o seu coração.

E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Mateus 7:14


Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Mateus 7:16


O Senhor não opera na divisão. Não podemos adorar Dois Senhores.

Cuidado !!! Em que você dá mais prioridade em sua vida?
Será que o Seu coração é completamente do Senhor ou está dividido?

Olha o que diz na palavra : Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. (Apocalipse 3:11).

20 - Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
 
21 - Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
22 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Por isso eu Romário Barso escolho ser amigo de Deus e desprezo tudo que não provem dele.
 
E você ?

Sem comentários:

Enviar um comentário